A pergunta já foi feita por várias gerações nas mais diversas sociedades. Afinal, o que significa a palavra filosofia? A palavra filosofia deriva das palavras gregas Philo (amor) e Sophia (sabedoria), pelo que se pode inferir tratar-se esta do gosto pelo conhecer.
Não existe uma definição única de Filosofia, uma vez que nenhuma teoria está totalmente certa ou errada. Cada filósofo concebe a definição de filosofia sob a sua própria perspectiva, sendo um resultado da realidade que ele procura conhecer.
PORÉM, O QUE É REALMENTE A FILOSOFIA?
- É o questionamento da realidade, procurando as causas e os princípios das coisas: é a procura do saber.
- É o acto de pensar livre e racionalmente, no qual se reflecte sobre toda a realidade.
- Surge da necessidade do Homem explicar o mundo e o sentido da sua existência, pelo que não se satisfaz com respostas imediatas e superficiais, procurando sempre, sem cessar, melhorar todo o seu saber.
Assim, a Filosofia surge como uma reflexão crítica sobre o conhecimento e sobre o mundo. É um “conjunto de respostas” aos problemas que se colocam, pelo que nenhuma resposta é definitiva ou totalmente correcta. Você mesmo pode construir o seu próprio significado de filosofia, desde que seja construído com base em conceitos bem solidificados e com sentido e não meras bases desequilibradas.
E O QUE É SER FILÓSOFO?
Ser filósofo é ter extremas capacidades para se espantar e surpreender, estando aberto a novas ideias e sabedorias. O filósofo mantém uma atitude crítica sobre os problemas que surgem, questionando o que parece óbvio e estando sempre desejoso de saber o porquê das coisas. Além disso, é essencial que um filósofo tenha boas capacidades de escrita para que saiba argumentar a nível de conseguir defender as suas teses.
No entanto, apesar de tudo o que se possa dizer sobre a definição de Filosofia, esta continua a ser uma dos maiores problemas filosóficos de todos os tempos.
E VOCÊ, O QUE PENSA DA FILOSOFIA?
Até Já!
4 Comentários para O que é a Filosofia?
Olá. Primeiramente gostaria de parabenizar seu trabalho. Está cada vez mais raro achar bons blogs com temas como esse. Estou pensando seriamente em fazer faculdade de filosofia, mas infelizmente o mercado de trabalho está escasso nessa área. Ser professor é quase a única opção, mas os alunos estão muito desinteressados, e o salário é ruim. Você poderia fazer um post falando sobre as áreas em que alguém formado em filosofia poderia trabalhar, seria muito interessante. Obrigado e boa sorte com o blog.
Penso que a Filosofia advém do caos, da tensão, das inquietudes. É a busca do lógico e harmônico que sempre vêm antecedidos pela desorganização.
filosofia e só para os intelectuais e eruditas, que amam a sabedoria e a arte de pensar, questionar, indagar e viajar neste labirinto de ideias, contrapondo e filosofando e aplicando as técnicas de espirito inovador que nos eleva a nossa alto estima em grande patamar; e depois chegamos a conclusão que quanto mais sei, nada sei e careço de mais ensinamentos!...
Pra ser bem franca, mesmo sendo nova dizendo assim por meio de meus 13 anos , admito que mesmo não tendo muita aproximação desse termo a filosofia , gosto muito de conseitos assim, creio que tive um interesse pela filosofia por ela ser algo , digamos complexa pois a filosofia obtém várias opiniões e teorias ao porque de nossa breve existência, e também sobre outro muitos assuntos interessantes , mais ele também é incrível assim pelo fato de ser uma rede de conhecimento e opiniões... Sinceramente espero que esse mundo ingênuo não trate um ser por meio de sua idade, admito isso é imprevisível... Achas que meu pensamento parece infantil a ponto de me tratar como uma criança sem senso de opiniões?
Enviar um comentário
Caro leitor! É com enorme prazer que o recebemos aqui. Recomendamos-lhe vivamente que nos escreva de uma forma organizada e em português correcto, identificando-se, explicando a razão do seu contacto e deixando a sua mensagem de uma forma clara. Ofensas a autores ou a qualquer outro leitor não serão aceites. Obrigado