Bem-Vindo à Esa Filosofia. Aqui poderá encontrar toda a informação, dicas, textos de reflexão, ensinamentos diários, artigos científicos, que o vão ajudar a criar e a melhorar a sua consciência, forma de pensar, a sua visão do mundo, entre muitas outras coisas. Semanalmente levaremos até si artigos de grande qualidade sobre assuntos que por vezes ouvimos ou lidamos diariamente sem perceber bem o porquê do mesmo. Participe e Comente!

11 de junho de 2011

5 livros de filosofia para iniciantes! (1)

Categories: ,

Depois de lhe termos dado a conhecer 5 incríveis motivos para estudar filosofia , vamos hoje, a pedido do visitante Diego Souza, falar sobre livros para iniciantes em Filosofia.

Como todos sabemos, grande parte das pessoas que tem oportunidade de aprender Filosofia, desiste muito facilmente por considerar esta disciplina difícil, inútil e sem sentido. Isto acontece porque essas pessoas não possuem bases nem conhecimento suficiente para começar a desfrutar da enorme utilidade que a Filosofia pode oferecer. Contudo, se procurarmos alguma coisa que nos ajude a iniciar este caminho em busca do conhecimento, iremos encontrar centenas de grandes livros indicados a principiantes em Filosofia.

Este artigo é a primeira parte de um conjunto de 2 artigos, que ao todo, lhe dão a conhecer 10 fantásticos livros para você começar a estudar filosofia com mais facilidade e mais prazer. Aqui, iremos indicar-lhe então, os primeiros 5 livros que consideramos indispensáveis para que o estudo da filosofia seja mais fácil e mais simples.

1. "O MUNDO DE SOFIA", DE JOSTEIN GAARDER


Sinopse - "Cartas anônimas começam a chegar à caixa de correio da menina Sofia. Elas trazem perguntas sobre a existência e o entendimento da realidade. Por meio de um thriller emocionante, Gaarder conta a história da Filosofia, dos pré-socráticos aos pós-modernos, de maneira acessível a todas as idades."

O Mundo de Sofia é um livro indicado a pessoas que pouco ou nenhum conhecimento tem de Filosofia e que nunca tiveram contacto com este reino dos porquês. Esta obra é sobretudo enriquecedora e de fácil leitura.

2. "O DIA EM QUE SÓCRATES VESTIU JEANS", DE LUCY EYRE


Sinopse- " Um inteligente e divertido romance que nos mostra como a Filosofia pode mudar as nossas vidas para melhor.
Ben Warner, um típico adolescente a passar umas férias de Verão enfadonhas, surpreende-se quando Lila, uma mulher jovem e atraente, lhe faz um bizarro convite. Embora tentado, Ben sente-se inseguro. E tem razões para isso!... Lila quer levá-lo para o Mundo das Ideias, um lugar completamente desconhecido para Ben. Mas Lila tem uma missão. O seu chefe, Sócrates, presidente do Mundo das Ideias — cargo que mantém há 1209 anos — fez uma aposta com o seu arqui-rival Wittgenstein. 

Para a ganhar e manter o seu cargo, Sócrates terá de fazer crer a Ben que a filosofia pode melhorar a sua vida. Desconhecendo o que lhe vai acontecer, Ben entra num inesperado mundo paralelo. E assim começa a sua viagem mental à volta das grandes e pequenas questões da vida. O que é a felicidade? A morte é o que de pior nos pode acontecer? Teremos vontade própria? E, a pouco e pouco, Ben começa a interrogar-se sobre as mais variadas questões e a acreditar que a vida é muito mais do que um jogo de futebol. 

Excêntrico, divertido e original, O Dia em Que Sócrates Vestiu Jeans é a história de um jovem que escapa da sua vida entediante para um excitante mundo paralelo e desperta para a real importância da vida através da aprendizagem dos conceitos básicos da filosofia."



Esta obra é um inteligente, divertido e original romance que mostra aos jovens que existem vantagens e benefícios da filosofia, e como esta área do conhecimento pode melhorar as suas vidas.


3. "ÉTICA PARA UM JOVEM", DE FERNANDO SAVATER


Sinpose - "Nada menos supérfluo do que ensinar as opções e os valores da liberdade se queremos educar seres humanos livres. Mas como falar de ética aos adolescentes, sem incorrer na simples crónica das ideias morais ou no doutrinamento casuístico sobre questões práticas? Pensado e escrito para ser lido por adolescentes, Ética para Um Jovem explica, numa linguagem clara, profunda e ao mesmo tempo divertida, do que trata a Ética e de como a podemos aplicar à nossa vida quotidiana para tentarmos viver da melhor maneira possível connosco e com os outros. Um livro que convida o leitor a reflectir e a colocar novas questões sobre a liberdade de escolha, a responsabilidade, o valor da amizade, o amor, o respeito, a posse, o poder. Com exemplos ilustrativos que vão dos clássicos gregos a Citizen Kane, cada capítulo finaliza com citações de escritores como Erich Fromm, Martin Buber, Daniel Defoe e Octavio Paz. Um livro indispensável tanto para jovens como para pais e professores."




Esta grande obra é escrita numa linguagem bastante simples e descontraída o que facilita a leitura do livro. Se quer começar por algum lado, então considere ler este fantástico livro.


4. "CONVITE À FILOSOFIA", DE MARILENA CHAUI


Sinopse - "Partindo do princípio de que a vida cotidiana é toda feita de crenças silenciosas, da aceitação de evidências que nunca questionamos porque nos parecem naturais e óbvias, a autora analisa neste livro a Filosofia e sua utilidade como forma de indicação de um estado de espírito e respeito pelo saber."


Escrito com uma enorme simplicidade, Convite à Filosofia é um livro bastante acessível a qualquer pessoa que queira dar o seu primeiro passo neste enorme reino dos porquês.


5. "QUE DIRIA SÓCRATES?", DE ALEXANDER GEORGE


Sinopse - "Este livro é uma prova admirável de como a Filosofia está cada vez mais viva e actual. Nele, o leitor encontrará formuladas e respondidas muitas das questões filosóficas que certamente já se colocou nas situações mais banais e inesperadas da sua vida: interrogações acerca do que é certo ou errado fazer em determinadas situações, acerca da morte, do valor da vida, da natureza da arte, do amor, do sexo, da guerra, da verdade, da tolerância, da linguagem e muitas outras."




Este livro recorda-nos as famosas palavras de Sócrates «uma vida não examinada não merece ser vivida» e, ao fazê-lo, encoraja-nos a pensar melhor e mais filosoficamente.


E VOCÊ, JÁ LEU ALGUM DESSES LIVROS?

Spread The Love, Share Our Article

Related Posts

60 Comentários para 5 livros de filosofia para iniciantes! (1)

Celso
18 de junho de 2011 às 16:54

Obrigado, é um artigo útil e importante para principiantes como eu :)

Anónimo
13 de agosto de 2011 às 04:32

Era exatamente esse tipo de dica que eu estava precisando pra iniciar minhas leituras sobre filosofia. Obrigado ESAFILOSOFIA!

4 de janeiro de 2012 às 04:33

muito bom estou querendo estudar filosofia e nem sabia por onde começar, muito bom OBRIGADO.

4 de janeiro de 2012 às 12:53

Olá Rabisq, obrigado pela simpatia do seu comentário.
Estamos cá para isso, para o ajudar e encaminhar :)

Abraço e votos de sucesso!

21 de junho de 2012 às 21:27

Eu começei a ler o Mundo de Sofia e estou adorando o livro , agora com essas super dicas ja sei como dar continuidade ao meu estudo!Valeu muito abrigado mesmo.

22 de julho de 2012 às 14:09

Adorei essas dicas! Era exatamente o que eu buscava!!! AMO FILOSOFIA <3

23 de julho de 2012 às 00:51

Boas Alice Neves,
muito obrigado pela motivação. Ainda bem que gosta de uma disciplina, que apesar de antiga, é muito útil à nossa vida, se bem trabalhada.

Votos de sucesso nos seus estudos,
EsaFilosofia

Anónimo
3 de setembro de 2012 às 18:00

Já li O mundo de Sofia e Convite a Filosofia. Estou a procura de um livro que fale sobre Nietzsche, com uma linguagem bem acessível.
Grato.

Mairon Gontijo
12 de outubro de 2012 às 23:48

Obrigado EsaFilosofia!
Sempre me interessei por Filosofia, mas me deparei logo de cara com Nietzsche! Achei um pouco complicado, aí encontrei vocês! Já estou acabando "O Mundo de Sofia" e Estou Amando! Vocês abriram um novo leque de estudos em minha vida! Já estou pretendendo até me Graduar em Filosofia!
Abraços, e Obrigado novamente.

Anónimo
17 de novembro de 2012 às 05:35

José Gerson Clemente de Souza..

Obrigado pelas dicas..s/mais grato..

8 de dezembro de 2012 às 05:12

Levado pela curiosidade tento no máximo possível beber conhecimentos de outrém para criar minha linha de pensamento, estidar a Filosofia é uma aventura. Espero me esbalbar com grandes filósofos. Obrigado EsaFilosofia. Graça e paz a todos que gostam de aventiras.

Jennifer
15 de janeiro de 2013 às 18:16

Muito obrigado, estou na 8° série e queria saber mais sobre a disciplina que irei ter no 1° ano, vou começar pelo numero 1 da lista. :D

Tayná
1 de fevereiro de 2013 às 18:20

Gostaria de indicações de livros didáticos de filosofia que ensinem sobre cada filósofo, não somente a biografia, mas, principalmente, esclareça o seu pensamento filosófico! Agradeço desde já, preciso desses livros pois pretendo cursar Direito, e na prova aberta, cai filosofia. Obrigada!
OBS: Se possível indique + de 1 livro...

9 de fevereiro de 2013 às 22:49

Desde minha primeira aula de Filosofia no Ensino Médio eu percebi que seu estudo seria instigante. E desde então eu não tenho conseguido viver autenticamente sem me questionar e analisar profundamente várias questões filosóficas. Deixou de ser uma mera disciplina de ensino médio e se tornou o foco em minha vida, tanto que pretendo cursar filosofia. E esses livros de introdução são fundamentais para nos proporcionar uma vida verdadeiramente instigante!

9 de fevereiro de 2013 às 22:55

Resposta a Tayná:

Se vc quer entender o pensamento de vários filosofos, de forma introdutória, vc n pode deixar de ler O mundo de Sofia. É um romance e ao mesmo tempo um curso de filosofia.

Em relação aos outros livros indicados não sei se trabalham os filosofos de maneira especifica. lém do mais eles não sao nada faceis de encontrar. Mas O mundo de Sofia que é ideal e tbm é muito fácil ter acesso.

28 de março de 2013 às 01:59

Cara Tayná,
Obrigado pela sua visita. Claramente ler pelo menos um livro de cada um desses autores que vai cair na sua prova, será a melhor solução para ficar sabendo a linha de pensamento de cada um. Contudo, nao podemos descurar a biografia que também é bastante interessante.

Com os melhores cumprimentos,
EsaFilosofia

28 de março de 2013 às 02:01

Caro Wilmar,
Estamos totalmente de acordo consigo. "O Mundo de Sofia" é indispensável para a compreensão da filosofia.

Obrigado pela sua visita,
Esafilosofia

Anónimo
17 de abril de 2013 às 21:10

ÓTIMAS indicações!

28 de maio de 2013 às 17:04

Que maravilhosa essa dica,sempre admirei a filosofia, mas é sempre complicado tomar um ponto de partida no meio de tantos livros interessantes e autores fantásticos.

6 de julho de 2013 às 03:55

muito importante

7 de julho de 2013 às 15:57

Era bem isso que eu estava procurando! Já iniciei a leitura de "O Mundo de Sofia", e realmente uma leitura fascinante e adorável! Mas devo dizer que não sei como alguns podem desistir, ou achar filosofia difícil, pois ela é esplendida e muito prazerosa. Não vejo a hora de começar a ler os demais livros, obrigada pelas indicações, realmente são muito importantes para uma iniciante como eu.

Anónimo
23 de agosto de 2013 às 17:32

Muito obrigado pelas indicações! Só gostaria de lhe perguntar: Tem algum livro didático bom no estilo do da Marilena Chauí que não seja dessa autora? Aguardo a resposta.. Desde Já obrigado...
Everson Veras
email:everson.veras@hotmail.com

Anónimo
8 de setembro de 2013 às 04:11

Parabéns pelo site e obrigado pelas dicas.

9 de setembro de 2013 às 20:34

Olá! Por causa das suas dicas eu comprei O Mundo de Sofia e não me arrependi. Há tempos eu queria saber um pouco sobre filosofia e este livro é realmente fantástico, muito obrigada! Queria te perguntar sobre o próximo nível ... qual a sua dica de um livro um pouco mais profundo que o Mundo de Sofia mas também igualmente fácil de ler.

Já agradeço por sua resposta.
Abraços,
Vânia

7 de outubro de 2013 às 16:05

Bom dia!

Gostaria de saber sua opinião sobre O Livro da Filosofia da editora Globo.
Obrigada,

Vânia

Anónimo
9 de outubro de 2013 às 16:22

gostaria que vc me indicasse um canal bom no yuotube que discutes temas filosoficos.meu email:passost10@gmail.com

AgostinhoPrataTchitekulo
1 de novembro de 2013 às 12:07

Gostaria que me dassem algumas intruções de como baixar estes livros

Anónimo
13 de novembro de 2013 às 14:51

a inpiedaqde que e a arma da ousadia

Anónimo
13 de novembro de 2013 às 14:56

a empatia vive da formidade da energia calominante do sentimento se combinando

25 de dezembro de 2013 às 18:44

O número 1 é fantástico, porém, recomendo que leiam duas vezes! Parabéns pela lista!

Anónimo
30 de janeiro de 2014 às 01:34

O mundo de Sofia é muito bom, amei!!!

Anónimo
25 de março de 2014 às 16:16

Já li O Mundo de Sofia, quero ler O Dia em que Sócrates vestiu Jeans, Porém não encontro em minha região. Alguém poderia me dizer onde posso encontra-lo.Se Alguém sabe por favor me contate pelo email rogerioanderras@gmail.com
Desde já Agradeço a todos

Anónimo
2 de abril de 2014 às 16:13

EsaFilosofia, gostaria de saber se alguém teria o livro O dia que Socrates vestiu jeans para vender ou em pdf, pois não encontro em nenhuma livraria.
Atenciosamente,
Christina
christmh@bol.com.br

18 de junho de 2014 às 15:08

Eu simplesmente eu amo filosofia, mas só li dois livros até hj "O mundo de Sofia" e A apologia feita por Platão à Sócrates... Obrigada pelas dicas infelizmente o único livro disponível pra mim é "Convite a Filosofia" DE MARILENA CHAUI, queria ler todos em especial "O dia em que Sócrates vestiu jeans " Achei o nome muito interessante...

1 de julho de 2014 às 20:14

Olá ...

Estou muito interessado em iniciar os estudos da Filosofia.
Gostei muito dos livros indicados. Gostaria de saber se há indicações sobre onde comprar o livro "O dia em que Sócrates vestiu jeans", pois já procurei em várias livrarias e na web, mas não encontrei.
Muito obrigado e parabéns pelo site. Muito bom!

21 de julho de 2014 às 04:01

Olá, gostei muito do post. Certamente "O mundo de Sofia" é um clássico para quem se interessa pela filosofia mas encontra dificuldades com as linguagens geralmente muito complexas. O livro e basicamente uma disciplina no curso de graduação praticamente 'introdução a filosofia'... já "Convite à filosofia' não acho que serua um livro para ler e degustar e sim para estudo afinco e pesquisas. Mas a linguagem é bem acadêmica o que deixa a leitura não ser tão interessante. Agora como eu estou procurando um livro em estilo "o mundo de Sofia" gostei da indicação do " "o dia em que Sócrates vestiu jeans" parece bacana e pelo pouquinho que comentou me pareceu interessante e bem do estilo a qual procurava...

Obg ♡♡♡ bjss

Anónimo
20 de novembro de 2014 às 13:01

Tive filosofia no ensino médio mas tenho muita dificuldade para entender, pode ser até questão de maturidade, mas vou tentar melhorar por meio desses livros :) Obrigada pelas dicas.

Anónimo
5 de março de 2015 às 17:37

ótimas indicações, realmente o livro " O mundo de sofia " apresenta um bom conteúdo lendo ele e tento uma grande fonte de informações.

2 de junho de 2015 às 19:10

Muito boa indicação, quero ler todos.

Anónimo
8 de agosto de 2015 às 21:21

Olá!

Depois de ouvir infinitas vezes músicas do cantor e compositor Belchior, senti uma vontade de me enveredar pelo munda da filosofia. Acredito que deve ser um mundo muito interessante que me ajudará a elevar meu pensamento sobre a vida e a existência humana. Tenho certeza que a filosofia deve ajudar a ver as coisas de outra forma, diferente das quais estamos habituados. Vou começar por essas dicas de livros, grato!

28 de setembro de 2015 às 23:13

Queria saber como aprender mais sobre Filosofia, matéria que me arrependo muito de não ter dado valor durante o ensino médio, mas não sabia como. Lerei todos!

Anónimo
22 de outubro de 2015 às 16:18

Olá, meu nome é Clessimarque e eu estou com um pouco dificuldade para encontrar os livros será que você poderia me ajudar?

email: clessimarqueepavier@hotmail.com

7 de janeiro de 2016 às 22:47

puta que pariu, 5 livros só pra começar e isso nem é o estudo em si. podia indicar um único livro

16 de fevereiro de 2016 às 08:48

Gosto de Filosofia, sem menosprezar as outras ciencias, essa pra mim e' a melhor. Estou lendo Marilena desde finais do Ano passado... e gostaria de seguior com Obra de Luck Eyre "o dia que socrates vestiu Jeans" alguem me passa um lkink pra baixar, nas livrarias ca de Mocambique nao tem essa obra.

9 de maio de 2016 às 22:37

Cara! A filosofia é muito especial pra mim, certos dias eu começo a pensar sobre tudo em minha volta, por que estas coisas são assim, qual sua origem e por que sua origem, eu comecei a mim interessar por filosofia logo que eu comecei a perguntar a mim mesmo: como chegamos a esse mundo, é tão grande, qual nossa real criação kkk, eu mim pergunto até hoje sobre esse assunto. E sem saber como começar a estudar a filosofia esses livros acho que vai mim servir e muito, obrigado pela orientação.

9 de maio de 2016 às 22:38

Cara! A filosofia é muito especial pra mim, certos dias eu começo a pensar sobre tudo em minha volta, por que estas coisas são assim, qual sua origem e por que sua origem, eu comecei a mim interessar por filosofia logo que eu comecei a perguntar a mim mesmo: como chegamos a esse mundo, é tão grande, qual nossa real criação kkk, eu mim pergunto até hoje sobre esse assunto. E sem saber como começar a estudar a filosofia esses livros acho que vai mim servir e muito, obrigado pela orientação.

9 de maio de 2016 às 22:38

Cara! A filosofia é muito especial pra mim, certos dias eu começo a pensar sobre tudo em minha volta, por que estas coisas são assim, qual sua origem e por que sua origem, eu comecei a mim interessar por filosofia logo que eu comecei a perguntar a mim mesmo: como chegamos a esse mundo, é tão grande, qual nossa real criação kkk, eu mim pergunto até hoje sobre esse assunto. E sem saber como começar a estudar a filosofia esses livros acho que vai mim servir e muito, obrigado pela orientação.

Anónimo
26 de julho de 2016 às 19:51

Esses autores não são os mais indicados para iniciantes! Marilena Chauí? Convenhamos!

8 de janeiro de 2017 às 00:44

Estou lendo "O mundo de Sófia".Guanhei do meu namorado e estou fascinada pela história..foi ai que minha curiosidade foi despertada sobre a Filosofia.

22 de janeiro de 2017 às 13:42

Muito bom! Comecei a estudar Filosofia mais fui meio errado já estava em Assim Falava Zaratrusta de Nietszche. Parei e pensei que poderia começar pelo o básico.

22 de janeiro de 2017 às 13:46

Muito bom! Comecei a estudar Filosofia mais fui meio errado já estava em Assim Falava Zaratrusta de Nietszche. Parei e pensei que poderia começar pelo o básico.

7 de fevereiro de 2017 às 11:38

Vim a procura de indicação,pois desconheço ainda esse tema.. Obrigada..Se puder contribuir com mais indicações...

Anónimo
28 de maio de 2017 às 21:41

Fabius Line, o que fazes aqui? Vá procurar sua turma!!!!

Regina
28 de maio de 2017 às 21:49

Esafilosofia, estou encantada com esse site. Tudo o que eu precisava é dessas dicas, pois fui orientada pelo meu médico a ler sobre Filosofia, começando pelo livro "O Mundo de Sofia", como voces aqui sugerem, e essas indicações servirão muito para mim. Que bom a minha pesquisa ter me levado a esse site. Estou por demais agradecida. Muito grata, abs

Anónimo
16 de junho de 2017 às 18:55

Mundo de Sofia amo!

6 de julho de 2017 às 11:51

Foi uma iniciativa fantástica que "esafilosofia" teve para ajudar aqueles que querem iniciar a sua jornada pelo mundo do pensamento mas não sabem por onde começar.
No entanto, pretendo, com este comentário, apresentar uma sugestão de melhoria que esteja também ligada à literatura filosófica e que, na minha opinião, complementaria estes artigos.

Já que temos 2 artigos dedicados à literatura filosófica para iniciantes, que tal a elaboração de mais artigos, desta vez para utilizadores médios e, posteriormente, avançados na filosofia.

Com os melhores cumprimentos,


Pedro Saraiva

Anónimo
22 de novembro de 2017 às 14:38

É uma matéria realmente boa. Os livros acima indicados certamente ajudarão a construir uma boa base para que se possa adentrar em obras mais densas da filosofia. Parabéns, Esa!

24 de agosto de 2018 às 22:17

Já li O Mundo de Sofia, muito bom e, vou relê-lo.Atualmente estou a ler a História da Filosofia, muito bom também. Nos Sebos, encontra-se excelentes livros e bem mais em conta.
Estou fazendo o Vestibular de Filosofia, pois, a muito quero fazer a Faculdade.

30 de outubro de 2018 às 20:09

Leia o livro Nietzsche para iniciantes.

Anónimo
11 de fevereiro de 2024 às 20:03

Boa noite.
Estou a ler É tica para um jovem. fantastico livro, gostaria de ler aqui digitalmente. Porque é mais pratico que ler em papel, será possível?
O meu muito obrigado a todos/as blogger.
Cordiais saudações,
Vitor S.

Enviar um comentário

Caro leitor! É com enorme prazer que o recebemos aqui. Recomendamos-lhe vivamente que nos escreva de uma forma organizada e em português correcto, identificando-se, explicando a razão do seu contacto e deixando a sua mensagem de uma forma clara. Ofensas a autores ou a qualquer outro leitor não serão aceites. Obrigado

Ir ao Topo Ir ao Fundo